Os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Irvine inventaram um eletrodo baseado em nanofios que pode ser recarregado centenas de milhares de vezes, aproximando-nos de uma bateria que nunca precisaria ser substituída. O trabalho inovador pode levar a baterias comerciais com longevidade bastante prolongada para computadores, smartphones, eletrodomésticos, carros e espaçonaves.
Os cientistas há muito procuram usar nanofios em baterias. Milhares de vezes mais finos que um fio de cabelo humano, são altamente condutores e possuem uma grande área de superfície para armazenamento e transferência de elétrons.
No entanto, esses filamentos são extremamente frágeis e não resistem bem a descargas e recargas repetidas ou ciclos. Em uma bateria de íon de lítio típica, eles se expandem e ficam quebradiços, o que causa rachaduras.
Os pesquisadores da UCI resolveram esse problema envolvendo um nanofio de ouro em um invólucro de dióxido de manganês e cobrindo a montagem em um eletrólito feito de um gel semelhante ao Plexiglas.
A combinação é confiável e resistente a falhas.
A líder do estudo, a candidata a doutorado UCI Mya Le Thai, ciclou o eletrodo de teste até 200.000 vezes ao longo de três meses sem detectar qualquer perda de capacidade ou energia e sem fraturar nenhum nanofio. As descobertas foram publicadas nas cartas de energia da American Chemical Society .
Fonte: NEWS UCI
O produto que prometia ser a nova moda do mundo fitness virou caso de saúde…
Prepare-se: “Sonhos de Trem” não é apenas mais um lançamento da Netflix. É o novo…
Prepare-se: esta história parece tirada de um filme pós-apocalíptico, mas acontece de verdade — agora…
Aos 70 anos, filha de quebradeira de coco babaçu apresenta TCC e quebra um ciclo…
Com 60% de deserto e quase sem água, Israel faz o “milagre agrícola” moderno —…
5 gestos corporais que entregam uma pessoa invejosa — e a psicologia explica cada um…