Saúde

Entenda como cientistas criaram uma vacina contra doenças do envelhecimento

Em artigo publicado no Expert Review of Vaccines em abril, os pesquisadores Viktor Seledtsov, da Universidade Federal do Báltico de Immanuel Kant, na Rússia, e Alexei von Delwig, da empresa Innovita Res, na Lituânia, afirmaram ter criado uma poderosa vacina contras as “doenças do envelhecimento”.

Eles explicaram que a fórmula vai ajudar na prevenção de algumas doenças que impactam a saúde na velhice, tais como o Alzheimer, Aterosclerose e o Parkinson.

Mecanismo biológico

Seledtsov, explica que o mecanismo biológico mais importante que limita a vida útil das pessoas é o sistema imunológico.  “Com o tempo, as células imunes conhecidas como linfócitos T tornam-se cada vez mais autorreativas”, explicou o pesquisador.

É bem simples, eles se tornam menos agressivo com relação aos agentes patogênicos estranhos do que a tecidos no próprio corpo. Então esses ataques se tornam a principal causa de doenças autoimune, que em geral são associadas ao envelhecimento

O pesquisador justifica que um sistema imunológico de uma pessoa torna-se hostil a si mesma, por uma mudança lógica: para que as espécies continuem, os mais velhos tem que ser substituídos por espécies mais jovens. Com isso as células passam a diminuior a frequência de renovações e de mutações que são benéficas.

Tendo isso em vista, a dupla desenvolveu um método de vacinação linfocítica para combater doenças autoimunes — e a tecnologia se mostrou clinicamente eficaz no tratamento da esclerose múltipla e artrite reumatoide.

Banco de células

Segundo a propostas dos especialista, um desenvolvimento de “banco de células” de imunologia, onde a ideia principal é extrair nossas célular imunocompetentes durante a juventude e deixa-las armazenadas para serem utilizadas na velhice. “Quando injetadas em um corpo envelhecido, essas células são capazes de melhorar a proteção imunológica contra infecções, assumir o controle de células autoimunes ‘antigas’ e, assim, prolongar a vida de uma pessoa”, explicou Seledtsov.

Com informações: Revista Galileu

 

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Anvisa proibe picolé de creatina no Brasil

O produto que prometia ser a nova moda do mundo fitness virou caso de saúde…

3 dias ago

Filme da Netflix Surpreende o Mundo: Cotado ao Oscar e Com 95% de Aprovação

Prepare-se: “Sonhos de Trem” não é apenas mais um lançamento da Netflix. É o novo…

4 dias ago

Utqiaġvik: o povoado que acaba de mergulhar em 65 dias de escuridão — e só verá o sol de novo em 23 de janeiro

Prepare-se: esta história parece tirada de um filme pós-apocalíptico, mas acontece de verdade — agora…

4 dias ago

Sem escola na infância, ela defendeu seu TCC aos 70 anos — e viralizou

Aos 70 anos, filha de quebradeira de coco babaçu apresenta TCC e quebra um ciclo…

5 dias ago

Com 60% de deserto e quase sem água, Israel faz o “milagre agrícola” moderno

Com 60% de deserto e quase sem água, Israel faz o “milagre agrícola” moderno —…

5 dias ago

5 gestos corporais para voce identificar uma pessoa invejosa

5 gestos corporais que entregam uma pessoa invejosa — e a psicologia explica cada um…

6 dias ago