1Não IA

Crueldade: Urso acorrentado implora ao domador de circo por sua libertação

Entretenimento é algo que todos nós precisamos. Distraindo-nos, desfrutando de um show, é essencial deixar de lado, pelo menos por um momento, o estresse da vida cotidiana, valorizamos a possibilidade de nos concentrarmos em outra coisa e que nossa mente descansa.

Entretanto, é sempre essencial estudar o histórico do que gostamos, porque um show dever ser agradável para quem assiste e para quem faz o espetáculo.

Eu acho que quase todo mundo foi a um circo quando criança ou até quando adulto, a possibilidade de assistir a um show e ver os animais de perto, era algo que sonhamos em fazer, apenas vê-los alguns metros naquelas gaiolas para nós, um ato de bravura.

Mas o que era um segredo aberto se tornou evidência graças à tecnologia e à internet. O abuso que ocorre com animais nos bastidores deixou de ser boato e hoje eles são apoiados por evidências. O uso de animais em circos foram banidos em grande parte do mundo; no entanto, em países como a Rússia, eles ainda estão muito atrasados nesse sentido.

Há algum tempo, Grant Ibragimov, um renomado ‘mestre de circo‘, foi visto treinando suas já tradicionais rotinas com ursos:

O domador, de acordo com informações da National Geographic , trabalha no Circo Estadual Bolshoi em São Petersburgo, na Rússia. Segundo a mesma fonte, o ‘mestre do circo’  obriga os animais a permanecerem em pé, sobre duas patas, para que possam suportar seu próprio peso e, assim, permanecer nessa posição perante o público. É o que vemos por trás, e aqui o que vemos diante das multidões:

Enquanto as pessoas continuarem participando, pagando um ingresso para outras pessoas lucrarem com os maus tratos a espécies selvagens que deveriam estar em seu habitat natural ou em abrigos, isso não vai parar. A Rússia ainda está muito atrasada nesses aspectos e as pressões das associações sem fins lucrativos parecem insuficientes.

Esperamos que, em algum momento, o governo coloque cartas na questão, para que paremos de ver essas práticas horríveis, onde todos ganham dinheiro, riem e gozam à custa do abuso de animais. Eles geralmente culminam com feridas que provavelmente diminuem radicalmente sua expectativa de vida, é hora de parar!.

Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Estreou em 2026 e já domina a Netflix: série com Can Yaman mistura ação e romance e vira febre no Brasil

A Netflix resgata um dos heróis mais lendários das histórias de aventura em uma releitura…

2 horas ago

Precisa do INSS? Veja por que os atendimentos pararam em todo o Brasil

Em nota, o INSS informou que a paralisação foi causada por uma interrupção temporária nos…

22 horas ago

China cria drone do tamanho de um inseto e levanta debate sobre guerras do futuro

O que é o drone mosquito da China O chamado drone mosquito é um microdron…

24 horas ago

Filme com Josh Hartnett explode na Netflix, prende do início ao fim e entra no Top 10

A trama, dirigida por M. Night Shyamalan, acompanha Cooper (Josh Hartnett) e sua filha Riley…

1 dia ago

“Alerta ao consumidor: Anvisa manda retirar estes alimentos de prateleiras em todo o país”

Anvisa proíbe venda de doce de leite, azeite e sal grosso de três marcas conhecidas…

2 dias ago

Alerta aos pais: brinquedo infantil famoso é recolhido após mais de 30 casos de asfixia

Alerta aos pais: brinquedo infantil famoso é recolhido após mais de 30 casos de asfixia…

2 dias ago