Conhecimento

Conheça esta criatura marinha multicolorida incrível!

Por:Revista Saber Viver Mais

Alexander Semenov, biólogo marinho e fotógrafo, conseguiu registrar imagens de uma criatura fascinante chamada anjo-do-mar (Clione limacina), esse pequeno molusco que chama atenção por suas características particulares.

O biólogo especializado em invertebrados é chefe da equipe de mergulhadores da White Sea Biological Station da Universidade Estadual de Moscou.

O videoclipe que você encontrará abaixo é a prova perfeita de que Semenov ama o que faz tanto quanto o próprio mar. Durante um de seus mergulhos sob o gelo no mar Branco, na Rússia, Semenov registrou o anjo-do-mar. As imagens de alta qualidade revelam toda a beleza do pequeno molusco que mais parecem uma computação gráfica, bem como a incrível habilidade de Semenov em controlar a câmera.

Semenov fala que os anjos-do-mar são moluscos de água gelada e estão entre os mais estudados na neurobiologia, mas ainda pouco se sabe sobre o ciclo de vida deles.

Aparecem sob o gelo que cobre o mar e em poucas semanas tem tantos deles que em um metro cúbico de água pode ter até 500 anjos-do-mar. Sendo que cada um deles mede entre 3 e 5 centímetros, Semenov considera uma visão espetacular.

Logo depois de começar a reprodução, surgem os pequenos anjos-do-mar ainda com bandas ciliares larvais, medindo entre 1 e 3 milímetros. Em algumas semanas com dieta a base de borboletas-do-mar, eles chegam ao tamanho adulto. Assim que a água aquece entre 3 e 5 graus os anjos-do-mar desaparecem e reaparecem sob o gelo no inverno seguinte, explica o biólogo.

O que se sabe é que esses pequenos moluscos conseguem viver até seis meses sem se alimentar, com uma grande redução de tamanho no período sem alimento. O biológo, afirmou que ninguém ainda pensou em uma forma de rastreá-los no Oceano Ártico durante o ano para saber  para onde eles migram.

Aquatilis é um projeto de ciência criado pela equipe de Semenov, com objetivo de encontrar, estudar e fotograr seres interessantes e incomuns que vivem no oceano. Além de mostrar a vida marinha, eles revelam o que é necessário para explorar o mar.

Semenov revelou também como é difícil fotografar as imagens subaquáticas da maneira como são vistas, por causa da absorção da luz pela água. É Por isso que as imagens se tornam especiais, e se destacam as cores sem exagerar nas edições.

Com informações:Hypescience

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Empresa cria “máquina de lavar humana” que limpa e seca o corpo em apenas 15 minutos

Empresa cria “máquina de lavar humana” que limpa e seca o corpo em apenas 15…

5 horas ago

Jovem de 15 anos cria sabonete que pode ajudar a tratar o câncer de pele — e conquista o mundo!

Por que ele funciona tão bem: Em agosto de 2024, a revista TIME nomeou Heman…

5 horas ago

Cientistas descobrem que uma das causas do Alzheimer pode, na verdade, estar dentro da sua boca

Cientistas descobrem que uma das causas do Alzheimer pode, na verdade, estar dentro da sua…

8 horas ago

Mulheres constroem vila onde homens são proibidos

O Refúgio Secreto das Mulheres: Onde homens são proibidos Imagine um lugar onde você não…

1 dia ago

O Segredo do Corpo que Pode Prevenir o Envelhecimento e Doenças Graves

O Segredo do Corpo que Pode Prevenir o Envelhecimento e Doenças Graves O biólogo japonês…

1 dia ago

Brasil inaugura a maior biofábrica de mosquitos do mundo

Imagine um país onde o mosquito deixa de ser inimigo — e passa a ser…

1 dia ago