Blumenau, em Santa Catarina, deu um verdadeiro exemplo no combate à fome e desperdício de alimentos.
Uma lei foi sancionada pela prefeitura de Blumenau, e entra em vigor em 180 dias, ela vai beneficiar pessoas que necessitam ser atendidas por instituições assistencialistas.
Fica estabelecido que alimentos que não são sobras ou restos de clientes poderão ser doados. Uma das exigências é que seja informada o prazo de validade e as características nutricionais das doações.
Poderão participar da doação: restaurantes, cozinhas industriais, bares, padarias, mercados, supermercado, açougues, peixarias, feiras livres, sacolões, verdureiros e a Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina. Entidades públicas e privadas poderão receber a doação
Essa mudança foi baseada em uma lei semelhante, de dezembro de 2018, do estado de Santa Catarina. O município vai começar uma divulgação junto aos estabelecimentos comerciais para que coloquem a ideia e prática, com amparo legal do município.
De acordo com a prefeitura, as exigências da Vigilância Sanitária de qualidade do produto seguem as mesmas, mas as responsabilidades legais serão divididas entre o doador e a entidade.
Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que institui pra todo o Brasil normas básica para reutilização de alimentos pra fins de doação, porém ele está parado desde 2013, houve uma última movimentação em 18 de junho de 2018.
Com informações:G1
Por 25 anos, dezenas de pesquisadores brasileiros trabalharam em silêncio. Foram noites sem dormir, testes…
Fim da obrigatoriedade de autoescolas pode causar 170 mil demissões e fechar 15 mil empresas,…
A ciência confirma: os gatos estão entre as criaturas mais próximas da perfeição biológica Um…
O impossível aconteceu — e está inspirando o mundo inteiro. Lucas Jemeljanova, um menino belga…
Em meio à pressa e aos arranha-céus de Xangai, surge uma ideia simples, mas revolucionária:…
Há histórias que a gente não apenas assiste… a gente sente. E Maid, minissérie da…