Conhecimento

120 pessoas infectadas e uma morte após terem contato com o vapor da água contaminada da banheira.

Por: Revista Saber Viver Mais 

Banheiras de hidromassagem expostas em uma feira no Centro Agrícola da cidade de Fletcher, na Carolina do Norte, podem ter sido as responsáveis por um surto da doença dos legionários no mês passado.

Vapor da Água

Foram contabilizadas 120 pessoas infectadas e uma morte após terem contato apenas com o vapor da água contaminada da banheira pela bactéria Legionella, conforme divulgado pelo jornal norte-americano The New York Times.

Outras oito ainda tiveram febre de Pontiac, uma forma mais branda da doença (não pneumônica), e 80 pacientes foram hospitalizados.

Foi detectada a presença da bactéria no local após uma amostra ser recolhida da água retirada da pia de um dos banheiros femininos, mas por enquanto está descartada a hipótese que essa seja a fonte do surto, segundo o canal de TV norte-americano CNN. Testes ainda estão pendentes.

Para contrair a doença dos legionários ou a febre de Pontiac, é preciso respirar a bactéria em aerossol, o que significa pequenas gotículas como névoas ou vapores.

Essas primeiras descobertas sugerem que a Legionella foi capaz de crescer em banheiras de hidromassagem ou em qualquer outro local do centro de eventos, levando à exposição pela respiração em água aerossolizada que continha as bactérias.

Pneumonia

O Manual Merck de Diagnóstico e Tratamento descreve que a Legionella causa pneumonia,  com sintomas que lembram o vírus influenza, como febre alta, calafrios, mal-estar, dor no corpo e dor de cabeça. Algumas pessoas também têm náusea, diarreia aquosa, dor abdominal e tosse.

O tratamento da doença é a base de antibióticos, essa bactéria é encontrada naturalmente no ambiente, mas pode se tornar um problema de saúde quando se espalha em sistemas de água feitos pelo homem, como tanques de água quente, ar condicionado, fontes decorativas e banheiras de hidromassagem.

Segundo a organização cerca de 170 mil pessoas passaram pela feira Mountain State Fair, a feira foi realizada entre 6 e 15 de setembro, onde aconteceu a contaminação.

Com informações:R7

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Share
Published by
Saber Viver Mais

Recent Posts

Sonhos não mentem: psicóloga mostra como entender os significados do inconsciente

Sonhos não mentem: psicóloga mostra como entender os significados do inconsciente Especialista apresenta ferramenta para…

5 meses ago

Ilusões de ótica nas pinturas de Salvador Dali

Ilusões de ótica nas pinturas de Salvador Dali Salvador Dali foi um pintor surrealista espanhol…

6 meses ago

Como prevenir as constipações no Outono?

Como prevenir as constipações no Outono? A constipação, assim como a gripe, está entre as…

6 meses ago

Transplante de fezes – Dr Barakat

Por: Dr. Barakat A Anvisa iniciou um processo para a regulamentação do transplante de fezes…

9 meses ago

Os perigos do Wi-Fi – Dr. Barakat

Por: Dr. Barakat Não quero parecer alarmista ou defender que todos passemos a viver como…

9 meses ago

Dicas para manter a saúde mental anote todas!

A saúde mental é um aspecto importante do bem-estar geral de uma pessoa. Algumas dicas…

9 meses ago