Conhecimento

Forma rara de câncer é encontrado em 660 mulheres devido aos implantes de mama

De acordo com a Food and Drug Administration (também chamado apenas de FDA – órgão com a mesma função da ANVISA, aqui no Brasil), dos EUA, cada vez mais mulheres estão relatando formas raras de câncer associados a implantes mamários.

Recentemente, o FDA anunciou ter recebido um total de 660 notificações de um tipo de câncer chamado Linfoma Anaplásico de Grandes Células dentro de um período de oito anos. São 246 relatórios a mais desde a última verificação, o que indica um aumento no número de casos – alarmando especialistas.

O FDA disse que os aumentos são esperados, uma vez que a agência tem trabalhado para incentivar os pacientes e hospitais a relatar casos de Linfoma Anaplásico de Grandes Células associados ao implante de mama – algo que poucos médicos tocam no assunto com as pacientes antes da cirurgia de implante. No entanto, a agência observou que alguns casos foram relatados mais de uma vez (por exemplo, tanto pela paciente quanto pelo médico que realizou o procedimento). Ao todo, houve 457 casos únicos, incluindo 9 mortes.

O Linfoma Anaplásico de Grandes Células não é um câncer de mama, mas sim um tipo de linfoma, que é um câncer das células do sistema imunológico – as células de defesa atacam o próprio corpo. Quando ocorre em mulheres com implantes mamários, o câncer geralmente aparece no tecido da cicatriz ao redor do implante.

Embora a maioria dos casos tenha ocorrido entre mulheres com implantes mamários texturizados, alguns foram observados entre mulheres com implantes lisos. Por outro lado, vários relatos não incluíram o tipo de textura do implante, o que dificulta saber se o modelo usado na cirurgia está ligado a um risco maior de desenvolvimento da doença.

O objetivo do FDA com o anúncio, além de tentar entender melhor as causas da doença, é que os profissionais de saúde estejam cientes da associação entre Linfoma Anaplásico de Grandes Células aos implantes mamários de silicone, e considerem este possível diagnóstico, em pacientes que apresentam sintomas de dor, inchaço ou nódulos ao redor dos seios.

Um dos papéis mais importantes que temos como agência de saúde pública é educar pacientes e profissionais de saúde sobre os benefícios e riscos de produtos médicos, incluindo implantes mamários, disse a FDA em um comunicado.

A grande maioria dos pacientes de cirurgia plástica, direta ou indiretamente, acredita que implantes são absolutamente inertes e não terão possíveis consequências futuras.

“Para os pacientes, sabemos que as informações sobre os implantes podem ser esmagadoras, e é por isso que estamos comprometidos em continuar nossos esforços para fornecer recursos públicos disponíveis para ajudar a entender os benefícios e riscos conhecidos dos implantes, disse o FDA em comunicado.

A escolha de um implante mamário é uma decisão muito pessoal que os pacientes e seus médicos devem tomar com base nas necessidades individuais e com as informações mais completas sobre os produtos. Também estamos cientes de que nossas contrapartes em diferentes países estão realizando determinadas ações ou relatando diferentes informações sobre a segurança dos implantes mamários”, concluiu.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

  • Siga a Revista Saber Viver Mais no Instagram aqui.
  • Curta a Revista Saber Viver Mais no Facebook aqui.

Fonte:Jornal Ciência

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Estudo global revela: 40% dos infartos atingem pessoas consideradas “saudáveis”

A informação é verdadeira e está baseada em conclusões de um grande estudo epidemiológico internacional…

5 horas ago

Essas cápsulas solares nas ruas da Alemanha estão mudando a forma de cuidar de quem vive sem teto

Alemanha cria cápsulas solares para abrigar moradores de rua e solução chama atenção do mundo…

6 horas ago

Jovem salva quatro pessoas em resgate dramático após carro cair em rio no Mississippi

Jovem salva quatro pessoas em resgate dramático após carro cair em rio no Mississippi Corion…

6 horas ago

Nova NR-1 entra em vigor e obriga empresas a mapear estresse e sobrecarga no trabalho

Nova NR-1 entra em vigor neste ano e muda regras sobre saúde mental nas empresas…

1 dia ago

Cardiologista alerta: 7 sinais nos pés que podem indicar que o fígado não vai bem

Esses 7 sinais nos pés podem indicar que o fígado não vai bem; veja o…

1 dia ago

Nem Brasil, nem Argentina: este é o país mais belo da América — e não tem comparação

Nem Brasil, nem Argentina: México é eleito o país mais bonito da América Latina Uma…

1 dia ago