Conhecimento

Em Curitiba, hoteis vão hospedar profissionais da saúde para que descansem e fiquem isolados das famílias

O Governo do Estado de Curitiba, montou uma rede de proteção aos profissionais de saúde diretamente ligados ao controle e tratamento do coronavírus no Paraná.

Hóteis se transformam em alojamentos

São hotéis de diferentes municípios, que de forma voluntária, serão transformados em alojamentos para os profissionais da saúde, a partir de semana que vem. Essa iniciativa atende uma solicitação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e será coordenada pela Secretaria da Saúde e Defesa Civil estadual. A intenção é evitar a propagação da doença.

“O Estado se planeja para antecipar as medidas preventivas, pensando também naqueles profissionais que estão na linha de frente do combate ao Covid-19”, destacou Ratinho Junior. “Os hotéis foram muito solícitos, entendendo a gravidade do momento. Somente com união e parcerias é que vamos vencer essa doença”, acrescentou.

Em Curitiba já são dois hotéis, mas dois no Litoral (Guaratuba e Pontal do Paraná) e um Medianeira, na Região Oeste, que juntos estão disponibilizando 250 quartos. nesse período, esses locais serão dedicados exclusivamente para o isolamentos dos profissionais da saúde, deixando de receber hóspedes comuns.

A intenção é viabilizar as parcerias similares em todo Paraná. A duração do acordo vai depender do acerto individual com cada uma das empresas.

Preparação

Desde de segunda-feira (23), um desses hotéis, na região Central da Capital, já está disponível e passará a receber médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, entre outras categorias, na quarta-feira (25), após uma ação de limpeza e esterilização por parte da Defesa Civil. O acordo vale, inicialmente, por 30 dias.

“Esses profissionais da área da saúde precisam de um espaço seguro para descansar, para seguir colaborando com o atendimento à população”, explicou o coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Fernando Schunig.

“Em algum momento eles não vão conseguir retornar para suas residências justamente para não aumentar o perigo. Então esses hotéis servirão como alojamento. É o Estado se preocupando com esses profissionais, uma questão de segurança pública”, acrescentou o coordenador.

O coordenador explicou que a relação de profissionais que serão deslocados para esses espaços vai ser definida pela secretaria de Saúde. A intenção inicialmente é que os hotéis sejam utilizados por profissionais da mesma cidade, pois facilita em muito a logística e o translado.  “É um ponto de apoio que busca facilitar um pouco a vida de quem está exposto ao risco mais do que ninguém”, afirmou.

A Paraná Turismo, entidade vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, sera responsável pelo contato e acordo com os hotéis. Segundo João Jacob Mehl, a disponibilidade de quartos vai aumentar de acordo com a necessidade, podendo haver um revezamentos de espaços.

O trabalho, de acordo com ele, é para viabilizar alojamentos no maior número de cidades possível. “Mostra a união do povo paranaense, que quer sair o quanto antes dessa pandemia. Estamos atentos para que a ideia ganhe o maior volume possível de leitos”, disse.

Com informações: Fãs da Psicanalise

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Estudo global revela: 40% dos infartos atingem pessoas consideradas “saudáveis”

A informação é verdadeira e está baseada em conclusões de um grande estudo epidemiológico internacional…

4 horas ago

Essas cápsulas solares nas ruas da Alemanha estão mudando a forma de cuidar de quem vive sem teto

Alemanha cria cápsulas solares para abrigar moradores de rua e solução chama atenção do mundo…

5 horas ago

Jovem salva quatro pessoas em resgate dramático após carro cair em rio no Mississippi

Jovem salva quatro pessoas em resgate dramático após carro cair em rio no Mississippi Corion…

5 horas ago

Nova NR-1 entra em vigor e obriga empresas a mapear estresse e sobrecarga no trabalho

Nova NR-1 entra em vigor neste ano e muda regras sobre saúde mental nas empresas…

23 horas ago

Cardiologista alerta: 7 sinais nos pés que podem indicar que o fígado não vai bem

Esses 7 sinais nos pés podem indicar que o fígado não vai bem; veja o…

24 horas ago

Nem Brasil, nem Argentina: este é o país mais belo da América — e não tem comparação

Nem Brasil, nem Argentina: México é eleito o país mais bonito da América Latina Uma…

1 dia ago