O fenômeno acontece no Parque das Emas, localizado na região norte de Mato Grosso do Sul, e traz um brilho especial durante a noite.
A explicação de tal fenômeno é a bioluminescência, que nada mais é que a produção de luz por organismos vivos. Mas para entender melhor precisamos conhecer o local onde o fenômeno acontece.
O Parque Nacional das Emas, área de área de conservação de aproximadamente 132 mil hectares, abrange os municípios de Mineiros e Chapadão do Céu, em Goiás, e Costa Rica. Na área existem vários buracos de cumpinzeiros, lá, uma espécie de vagalume deposita seus ovos, quando as larvas nascem, emitem luz verdes que brilham e podem ser vistas durante a noite.
O brilho é tão intenso que os cupinzeiros adquirem um aspecto de castelos, que parecem ter saido literalmente de um conto de fadas,
Veja as imagens que o fotógrafo Alessandro Bearzi conseguiu captar:
“Acredito que este fenômeno raro só acontece no Parque Nacional das Emas, sempre entre outubro e dezembro, especialmente no início do período das chuvas. Sem dúvida é uma beleza fantástica que vale a pena conhecer, desde que acompanhado de guias treinados”, disse o pesquisador Keyler Simey Garcia Barbosa, para o Campo Grande News.
Talvez, se olharmos com os olhos poéticos e magia no coração, realmente entendamos que os vagalumes são fadinhas. Como são lindos!
Abaixo, um video sobre o fenômeno:
Com informações:Conti Outra
Jovem salva quatro pessoas em resgate dramático após carro cair em rio no Mississippi Corion…
Nova NR-1 entra em vigor neste ano e muda regras sobre saúde mental nas empresas…
Esses 7 sinais nos pés podem indicar que o fígado não vai bem; veja o…
Nem Brasil, nem Argentina: México é eleito o país mais bonito da América Latina Uma…
O mundo da astronomia já tem data marcada para um evento histórico. Em 2 de…
Fundada em 1875 por imigrantes norte-americanos, a cidade de Americana, no interior de São Paulo,…