Uma parceria do governo norte-americano com cientistas da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, está desenvolvendo um chip minúsculo que, quando implantado no cérebro pode reverter a cegueira e a surdez.
A tecnologia lê sinais de alguns neurônios ligados à visão e audição e os transmite para frente, auxiliando na recuperação desse sentidos, o que pode significar uma revolução na medicina.
Através de um microscópio com um software, alguns neurônios da camada mais externa do cérebro são decodificados. O objetivo é apresentar um caminho alternativo para que sons e imagens cheguem ao cérebro. Batizado de FlatScope, o objeto é implantado entre o crânio e o córtex cerebral e focará em um primeiro momento, nos neurônios da visão.
Até agora mais de 65 milhões de dólares já foram investidos na pesquisa, entretanto ainda não se sabe quando a tecnologia estará disponível no mercado.
Ames Robinson, um dos cientistas responsáveis, afirma que esta nova abordagem é totalmente revolucionária: “Somos capazes de criar processadores extremamente densos com bilhões de elementos em um chip para o telefone em seu bolso. Então, por que não aplicar esses avanços às interfaces neurais?”.
Via: Hypeness
Meu Diário para a Liberdade: uma história que toca o coração Em meio a um…
Tratamento revolucionário devolve movimentos a tetraplégico no Brasil! Uma notícia que parece saída de um…
Foto: Filho de ambulante e diarista, médico viraliza com vídeo de formatura no Amapá —…
Foto: Cidades da Grande BH registram tremores de terra na noite desta terça-feira (16). —…
Americano descobre por acaso que tem a língua mais larga do mundo e entra para…
Seu corpo se prepara para uma doença só de ver alguém tossindo, diz estudo chocante…