A receita de quibe de forno é aquele curinga para quem quer se programar para a semana. Essa é uma receita prática, deliciosa que pode ser acompanhada pelos tradicionais arroz e feijão, por uma saladinha fresca, ou até mesmo ser consumido sozinho, com um bom molho árabe.

Esse é um preparo super saudável, nutritivo e que ainda gasta muito pouco, apenas alguns ingredientes, gás de cozinha e uma boa forma de vidro ou aço inox. E o melhor: essa receita pode ser tanto a tradicional para quem come carne, quanto vegana, sem nenhuma adição de ingredientes de origem animal.

Qualquer receita de quibe de forno pode durar até 7 dias quando bem armazenada na geladeira, em potes herméticos, ou em sacos plásticos que embalam a vácuo. Quem precisa se programar para uma alimentação saudável diária, com marmitas, pode apostar sem medo nas receitas de quibe de forno.

Confira aqui as melhores opções em receitas de quibe de forno para você preparar na sua casa.

Receitas

Conheça a versatilidade das receitas de quibe de forno:

Quibe de forno com ricota

A receita de quibe de forno com ricota é uma das mais queridas, isso porque ela traz muita cremosidade para o preparo e fica bem em qualquer ocasião.
Veja como fazer o quibe de forno com ricota.

Ingredientes:
3 xícaras de chá de ricota esfarelada, ou 350 gramas
2/5 cebolas
2 colheres de sopa de manteiga
8 ramos de salsinha
1 xícara de chá de nozes tostadas
2 colheres de sopa de azeite
raspas de 1 limão de qualquer qualidade
1 colher de sobremesa de açúcar
sal a gosto
noz-moscada, orégano e zathar a gosto
800g de abóbora japonesa descascada e cortada em pedaços
3 xícaras de chá de trigo fino para quibe
3 dentes de alho
5 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de pimenta síria
½ colher de chá de gengibre em pó
sal e pimenta a gosto

Preparo:

Prepare a receita do quibe de forno da seguinte forma:

Primeiro passo – em uma panela aquecida, derreta a manteiga. Despeje a cebola cortada em meia lua com sal e o açúcar e espere caramelizar. Coloque um pouco de água para ajudar a manter a textura.

Segundo passo: triture as nozes e pique a salsinha em tamanhos pequenos. Em seguida, em um recipiente, junte a ricota amassada com todos os ingredientes, tanto a cebola caramelizada, quanto as nozes e a salsinha. Termine regando com azeite e limão, acerte sal e tempero e deixe descansar.

Terceiro passo: coloque a abóbora para cozinhar por pelo menos 15 minutos em água fervente. Quando ela estiver macia, transfira-a para um recipiente e amasse até que vire um purê uniforme.

Quarto passo – deixe o trigo umedecer por alguns minutos em um recipiente com água. Em seguida, seque-o em uma peneira e depois com um pano de prato limpo, sempre unindo as pontas e espremendo até que não reste nenhuma água.

Quinto passo – una o trigo escorrido com o purê de abóbora. Acerte o sal e os temperos. Deixe a mistura homogênea.
Montagem: unte uma assadeira grande com manteiga, em seguida, espalhe a base do preparo do quibe por toda a sua superfície, então adicione o recheio e espalhe. Cubra com o restante do trigo preparado. Em cima, coloque salsinha e regue com bastante azeite.

Leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC por aproximadamente 30 minutos.


Quibe de forno tradicional

Ingredientes:
1 kg de carne moída
3 xícaras de trigo para quibe
sal e pimenta a gosto
1 ramo de hortelã picadinha
4 dentes de alho
1 cebola picada
2 colheres de sopa de óleo
Azeite ou óleo para cobrir e forrar o quibe

Preparo:

Para fazer a receita de quibe de forno tradicional, siga os seguintes passos:
Primeiro passo – hidrate o trigo para quibe por pelo menos 2 horas. Coloque-o submerso em um recipiente com água fervente. Em seguida, despeje-o em uma peneira e depois em um pano de prato limpo, retirando quaisquer resquícios de umidade.
Segundo passo – refogue com alho e cebola meio quilo da carne moída. Deixe-a completamente seca e dourada. Deixe descansar.
Terceiro passo – em outro recipiente coloque o trigo com a outra metade da carne moída, junto com a hortelã picada, sal e a pimenta.
Montagem: unte uma assadeira com manteiga e transfira metade do preparo com o trigo para quibe, até cobrir a base, coloque a carne moída refogada no meio e feche com o restante do trigo. Regue com bastante azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC por aproximadamente 30 minutos.

Molho árabe para receita de quibe de forno

O molho árabe cai bem tanto para qualquer receita de quibe de forno quanto para saladas. É um molho mediterraneo super refrescante e que faz sucesso na culinária brasileira. Saiba como preparar o seu.
Ingredientes:

1 copo de iogurte natural
Suco de 1 limão
4 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de salsa
3 colheres de sopa de hortelã
sal e pimenta a gosto

Preparo:

Corte bem a salsa e a hortelã, deixando as folhas bem pequenas, e separe os talos. Em seguida, em um recipiente, misture os outros ingredientes até ficar homogêneo. Por fim acrescente as ervas e acerte o sal e a pimenta, e pronto, o molho está pronto.

Conclusão

O quibe é um preparo tradicional árabe, mas que tomou o coração dos brasileiros. Além da sua forma tradicional, a receita de quibe de forno é uma das mais amadas por quem gosta desse preparo.
É possível diversificar a receita adicionando diversos recheios e deixando completamente personalizado, a seu gosto. O quibe é uma refeição completa e pode ser servido separadamente ou com molhos e acompanhamentos. Além disso, é super rápido e prático para se fazer.
Escolha uma das receitas acima e experimente agora mesmo essa receita.

RECOMENDAMOS